quinta-feira, 9 de abril de 2009

Primeira semana

Galera,

Embarquei em Recife às 11:55 após ter tomado a última cerveja no brasil, na cafeteria do aeroporto e fui direto pra sala de embarque pegar meu voo pra são paulo, o voo pra sampa ocorreu sem problemas e sem atrasos, cheguei em sampa por volta de 16hs vendo aquela cidade enorme pela janela do avião.. Pra quem vem de Air Canadá recomendo que ao chegar em Guarulhos vá direto pra o guichê da air canadá no terminal 2 ( o guichê vai ter o nome da companhia Taca, ou parecido, mas eles mudam às 17hs para air Canadá) e fique na fila do check-in antes das 17hs pois a fila cresce e quem fica no rabo da fila é arriscado a perder o vôo pois o horário máximo de embarque eh de 19:40 no terminal internacional, fazendo o check-in faça um lanche e vá direto pra o embarque internacional.. pra se entreter durante o trajeto não precisa comprar nada no aeroporto, lá no avião eles dão revista e jornal além da possibilidade de assistir filmes e séries, essa viagem dura mais ou menos umas 12hs hehehe

Cheguei em Toronto por volta de 8:00 (horario local) devido a um atraso que ocorreu no brasil, que uma passageira passou mal no avião antes de decolar, isso já na pista pra pegar embalo, resultado: volta o avião e espera os médicos da infraero virem e darem um parecer, nisso foi uma hora até decidirem deixar a passageira no aeroporto e seguir viagem, chegando em toronto teve um monte de voo remarcado.. mas pra mim não foi problema pois meu voo só saia de 11:00 pois deixei uma margem de tempo grande nas conexões pra poder fazer a imigração tranquilamente, na imigração dei o CSQ, o certificado de chegada e o passaporte, respondi umas perguntas bestas e assinei o certificado de chegada dentro da caixa marcada, isso é muito importante, pois se assinar fora do intervalo marcado demora mais o cartão de residente permanente pra vir, isso vale pra o papel do Maladie também.. detalhe embora esse país seja bilingue ninguem em ontario fala em françês com vc, eles falam em portugues mas nunca em françês esse foi meu primeiro contato com a rixa daqui..

Na conexão pra Montreal engraçado era poder diferenciar de quem era quebecois e quem era do ROC (Rest of canada) e na cara!! os Quebecois pareciam ter saido dos filmes "Tout est Parfait" ou "Bon cop Bad cop" enquanto a galera do resto do Canada tinham uns bigodões, uns bonés, eram gordinhos.. cara de matutão dos EUA e com certeza iam pra algum lugar de Alberta kkkk e eu nisso tudo parecia um alienígena pois tava de camisa branca apertada enquanto todo o resto tava de camisa noir de manga comprida e casaco.. devem ter pensado "il est tombé un yeule qui pense parler français.." mas a viagem ocorreu sem problemas..

No aeroporto de Montreal reencontrei um velho amigo, Marcos. Ele estava me esperando pra podermos levar as malas para rosemont, e nisso esperamos um outro amigo.. Anderson que veio com sua esposa Irene fazer um favorzão de levar nossas malas e nós mesmos em casa, até Hoje sou eternamente grato.. Em montreal tava fazem do 5 positivos, mas o frio tava enorme e esse foi meu primeiro contato com o frio daqui, portanto levem tb luva e gorro pra aguentar esse primeiro impacto, mas nao comprem muito pq o resto vcs pegam aqui.

No sábado foi só pra conhecer a brasilerada aqui do prédio, que tá quase 100% de brasileiros, ontem chegaram mais duas famílias para alugar aqui no prédio e ambas de Recife.. tamo quase pintando o prédio de verde e amarelo e Angelo um italiano muito gente fina, proprietário do apartamento, tá quase concordando com a ídeia, Conheci nesse dia também Antônio e Júlio dois Mineiros muito gente fina e que moram aqui no prédio tb. Conheci Tb Marcus, outro vizinho, que me emprestou o passe da STM pra ir a missa e após ir lá ir tb comprar o meu.

No domingo foi dia de culto na igreja batista de Rosemont, assisti o culto todo em françês e deu pra diferenciar algumas coisas e algumas pronuncias, mas foi legal, após, comprei o passe da STM pra poder me locomover no metro e andar de onibus tb, de tarde fui conhecer o centro de Montreal, fui na estação Berry UQAM saber onde tira o NAS (Seguro Social) pq sem ele não tiro o Maladie nem abro conta em Banco..

Segunda feira foi dia de tirar o NAS e o Maladie, o NAS é rapidinho nem muita gente tem na fila.. mas o maladie eh uma fila enorme e demora como no brasil, mas vc espera sentado, de 13hs já tinha resolvido tudo e tava em casa pra contar a estória.. Na terça feira deixei pra ir no consulado e ir abrir conta no Banco, não encontrei o Consulado mas encontrei a agencia da RBC no qual abri uma conta, o interessante de lá é que além de terem muitas agências no Canadá tem muitos atendentes que são de origem portuguesa e que podem atender também em português e que ajudam de verdade.. Na Quarta feira fui depositar os travelers na minha conta e abrir um dossier para um cartão de crédito VISA, consegui o cartão mas tive de deixar CAD$ 1.000 parados por um ano, dommage, mas quem não tem crédito tem q ser assim.. na quarta tb fui para o consulado brasileiro em montreal, fiz meu cadastro lá e pedi pra fazer tradução da minha carteira de motorista (pretendo andar de carro um dia aqui heheheh) custou CAD$ 27 e pra transportar meu titulo de eleitor não pude ainda pois não tenho residência fixa ainda no Québec.. (resumindo: tenho que alugar um apê..) e tô procurando um apê pra alugar em Rosemont e vi uns legais, levei um bolo de uns concierges na hora de ver o ape mas vou persistindo.. Au revoir/Bye!!!

Outra: Ontem a notícia foi a venda dos Canadiens de Montreal, pois devido a crise o clube de hockey não está mais conseguindo se manter, monsier Harper, disse ele que de todo jeito os Canadiens vão continuar em Montreal independente de quem comprar.. alguém já consegue ver algum tatoo killer aew?

6 comentários:

  1. Oi Rogério,que bom que tudo está saindo bem!!! força ai meu irmão q Deus continue Abrindo suas portas.

    Abraços
    Rafael e Pollyanna

    ResponderExcluir
  2. Ziggyzinho, que frio no estômago me deu, que vontade de já estar ai....
    Que bom que está dando tudo certo, que vc tá conhecendo novos amigos e que eles estão te ajudando nessa fase complicadinha de chegada.
    Todo dia escreve um pouquinho, tá?!
    xerussssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. É muito gratificante sentir que você está feliz por ter concretizado um sonho. Eu lembro de quando tudo não passava de uma vontade que foi sendo construída passo a passo. No inicio eu não dava muita bola, pois parecia distante. Mas você com a sua determinação foi colocando cada tijolo na sua construção e de repente eu me vi no aeroporto vendo meu querido filho partir...
    Sonhe mais porque você vai conseguir mais...

    ResponderExcluir
  4. Oi, filhinho! Que bom saber que vc tá curtindo de montão. Pelo menos, sei que a saudade de vc está valendo a pena. Por falar nisso, tais fazendo uma falta. Mas tenho certeza que está sendo uma construção, um feito todo seu. Beijos e muitas saudades...

    ResponderExcluir
  5. Meu grande... lendo esses detalhes que escreveu da uma vontade enorme de esta ai, a sensacao de que a cada dia devo correr atras do meu sonho, pois como vc tbem sou sonhador e quero realizar esse sonho ... Felicidades ae e sucesso e com fe em Deus espero está ai em breve ... Abracao

    ResponderExcluir
  6. Fala Rogerinho!!
    Sobre aquela integração do SICOAD... hehehehe.. Brincadeira!!

    Desejo muita sorte nesta sua nova jornada aí no Canadá.

    Abraços.

    ResponderExcluir